DESINSHOW | MISTURE SAÚDE E BEM-ESTAR

News Detail

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

Entender o que você está comendo é muito importante! Os rótulos estão nas embalagens dos produtos e não é à toa!

Eles não têm apenas a finalidade de informar o consumidor sobre as características e propriedades nutricionais do produto que estamos prestes a consumir.

Na hora de avaliar a qualidade de um determinado produto, dê atenção especial à lista de ingredientes, e não só a tabela nutricional.

Os ingredientes são listados por ordem de quantidades (da maior para menor), ou seja, se a lista de ingredientes começa com “açúcar”, o que mais tem no produto é açúcar.

Quanto maior o número de palavras estranhas (aquelas que você não conhece e nem sabe de onde vem) mais deveríamos evitar!

Quanto maior a lista de ingredientes, MAIS PROCESSADO tende a ser o alimento.

Muitas vezes os 3 primeiros ingredientes formam a base do produto.

Esteja muito atento a isso. Evite alimentos que tenham como base carboidratos refinados como farinhas, açúcares, adoçantes artificiais e gorduras trans.

Muitas vezes o açúcar aparece na lista de ingredientes com vários nomes diferentes. Fique atendo à alguns sinônimos de açúcar: açúcar (refinado, demerara, mascavo, de coco); sacarose, maltodextrina, glicose, frutose, xarope...

As informações declaradas no rótulo estão expressas em porções, por exemplo (6g – 1 colher de chá). Sendo assim, a quantidade de calorias e nutrientes expressos no rótulo, na maioria das vezes, não são equivalentes ao produto como um todo, e sim de uma parte de seu consumo!

Uma dica importante na hora de escolher um produto é compará-lo com alimentos similares, assim você poderá optar pela escolha mais saudável!

E lembre-se: comida de verdade não tem ingrediente, ela é o próprio ingrediente.


Deixe um comentário

Comment are moderated