DESINSHOW | MISTURE SAÚDE E BEM-ESTAR

News Detail

Saiba tudo sobre o óleo de cártamo, ingrediente presente em alguns de nossos produtos.

Saiba tudo sobre o óleo de cártamo, ingrediente presente em alguns de nossos produtos.

O cártamo é uma flor originária da região do mar do Mediterrâneo. Com folhas de contorno espinhoso, chega a 1,5 metro de altura. Graças a sua forte raiz, consegue florescer em regiões secas. É cultivado desde a antiguidade, quando era utilizado pelos egípcios como ornamento e tintura para tecidos.

De suas sementes é extraído um óleo de elevado valor dietético, muito  usado  atualmente  como  suplemento  alimentar,  o  denominado  óleo  de  cártamo.

Rico  em  ácidos  graxos  essenciais, com 20 a 30% de  ácido  oleico  (ômega 9) e 70 a 87%  de  ácido  linoleico  (ômega 6),  e rica fonte de vitamina E, desempenhando assim  potente  ação  antioxidante.

            A suplementação  de  óleo  de  cártamo  tem sido utilizada com a finalidade de reduzir o peso corporal. A literatura tem demonstrado que a administração de óleo de cártamo de forma suplementar à dieta resulta em menor depósito de gordura corporal, possivelmente porque o óleo de cártamo reduz o estímulo na liberação da insulina (diminuindo o acúmulo de gordura corporal) e   aumenta   a   oxidação   de   gorduras.

Vários estudos citados na literatura científica demonstram que dietas suplementadas óleo de cártamo, em  diferentes  concentrações  e  por  diferentes  períodos   experimentais,  influenciam de forma positiva no perfil de lipídios no plasma, observando-se uma maior  concentração  de  HDL (“colesterol bom”)  e menores valores de LDL (“colesterol ruim”), triglicerídeos e glicemia.

Além disso, o óleo de cártamo tem a capacidade de inibir uma enzima chamada lipase lipoproteica, que tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células de gordura. Estas enzimas são responsáveis por armazenar a gordura corporal e através do bloqueio destas enzimas o organismo é obrigado a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia. Quanto mais ativa a lipase estiver no organismo, maior será a quantidade de gordura transportada para dentro das células gordurosa.       

Bloqueando a ação dessa enzima, a transferência de gordura para o interior das células também fica inibida, o que obriga o corpo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia durante a atividade física, estimulando a quebra de gordura corporal. Paralelamente, eleva a concentração do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade.

Esses benefícios só serão sentidos se acompanhados de cuidados com a alimentação e a prática da atividade física, pois para potencializar a quebra de gorduras é preciso promover a betaoxidação (processo químico no organismo) que faz com que a gordura presente no corpo seja quebrada e, posteriormente, transformada em energia.

Para isso, é necessário associar a suplementação à pratica de atividade física e a uma dieta balanceada.

 

 

REFERÊNCIAS

Asgary S, Rahimi P, Mahzouni P, Madani H. Antidiabetic effect  of  hydroalcoholic  extract  of  Carthamustinctorius  L.  in  alloxan-induced  diabetic  rats,  J  Res  Med  Sci.2012; 17(6):386-92

Choi EM, Kim GH, Lee YS. Carthamustinctorius flower extract prevents H2O2-induced dysfunction and oxidative damage  in  osteoblastic  MC3T3-E1  cells.  Rev  Phytother  Res. 2010;24(7)1037–41.

Koyama   N,   Kuribayaschi   K,   Seki   T,   Kobayashi   K,   Furuhata  Y,  Suzuki  K,  Arisaka  H,  Nakano  T,  Amino  Y,  Ishii  K.  Serotonin  derivatives,  major  safflower (Carthamus  tinctorius  L.)  seed  antioxidants,  inhibit  low  density  lipoprotein  (LDL)  oxidation  and  atherosclerosis  in apolipoprotein E-deficient mice. J Agric Food Chem. 2006;54:4970-6


Deixe um comentário

Comment are moderated